quarta-feira, agosto 30, 2006

Religião - a minha visão

Fiz um teste online sobre qual a religião com que mais me identifico.
Agnosticismo, foi a resposta com mais pontos. Mas analisarei também os outros resultados.
A verdade é que não acredito nem deixo de acreditar na existência de Deus. Não por desleixe, mas simplesmente porque ainda não tive nenhuma experiência que me leve a afirmar uma coisa, ou outra. Acredito que não se possa provar a sua existência. Mas acredito também que um dia acabarei por passar por uma experiência que me mostre se ele/ela/eles/elas/whatever existe(m) mesmo.
Depois de Agnosticismo, com 58% cada, estão o Judaísmo, o Budismo e o Ateísmo. O que só me dá vontade de rir. São três coisas completamente diferentes.
Judaísmo? Não. Acho que são antiquados (como muitas outras religiões, mas ja lá vou). E têm regras pelas quais não gostaria de viver.
Budismo? Não. Gosto demasiado de prazeres terrenos. Simpatizo com esta filosofia de vida, mas nunca a seguiria. Nunca seria capaz de me libertar dos meus desejos para atingir a paz. Nunca. De qualquer forma...eu não quero a paz. Eu gosto do caos (já escrevi sobre isto aqui, não já?).
Ateísmo? Por enquanto não descarto a hipótese da existência de Deus (deusa, whatever). Não tenho certezas. Talvez um dia me vire para isto, mas por enquanto, ainda não estou certa de caminho algum, muito menos este.
Com 54% cada estão o Paganismo e o Satanismo. Hein? Há coisas no Paganismo com as quais me identifico. Pensei optar por esse caminho, durante muito tempo. Mas aborreceu-me a falta de informação fiável, as tretas das Wiccas do Brasil, tradições e Paulos Coelhos que circulam no mundo e na internet entristecem-me. Já não falta muito para ser maior de idade e poder informar-me junto da Federação Pagã de Portugal. Mas por enquanto, não é, de todo, um caminho viável a seguir. E seguir esse caminho sózinha não faz sentido. Não acredito nas tretas das auto-iniciações.
Quanto ao Satanismo...têm algo que me agrada: 'eu sou o meu próprio Deus'. Mas depois há mil e uma coisas que não me agradam. E não o digo por preconceito, como a maioria das pessoas faz, 'Ai que horror!', sem sequer saberem do que se trata. Isso acho estúpido e acho que é uma atitude ignorante. Tratei de me informar um pouco e não seria, de todo, caminho para mim.
42% Islâmica? Isto é que me faz confusão. Onde é que dei alguma resposta que pudesse indicar tal tendência em mim? Acho que é uma religião reles, parada no tempo, machista, retrógada e ignorante. A forma como tratam as mulheres é simplesmente incompreensível. Sei que faz parte de toda uma cultura, da tradição, e as tradições são importantes. Mas há que haver evolução...
38% Hindu. Pouco sei acerca desta religião: não me pronuncio.
E agora o mais engraçado: apenas 23% Cristã. Fui criada num país maioritariamente cristão, fui baptizada, fiz a primeira comunhão, andei nos escuteiros católicos. No entanto, é aquela com que menos me identifico. A verdade é que me revoltam os sentimentos de culpa que a igreja gosta de incutir nos crentes, isto já para não falar que a igreja (católica) e as restantes igrejas cristãs (protestantes) estão, a meu ver, muito afastadas dos ensinamentos de Jesus. E há milhares de outras coisas que me revoltam nesta religião, mas não vou falar delas. Pelo menos, não hoje.
Em breve: post anti-cristianismo!

Framboise