quinta-feira, junho 28, 2007

500 melhores músicas de sempre...segundo a Rolling Stone.

Vejam esta lista.
Primeiro que tudo, gostava de saber que tipo de critérios terão sido usados na escolha destas canções. E gostava de saber quem é que estes tipos da Rolling Stone acham que são para determinarem quais são as melhores canções de sempre.
Analisemos um pouco do disparate:
Em 35º lugar encontramos a música 'Light My Fire' dos Doors. Esta música é, sem dúvida, de enorme qualidade, mas caramba, é apenas a música mais 'digerível' deles. Esta é a que mais entra no ouvido, só isso. Mas isto é quase desprespeitar o trabalho deles. Têm músicas muito mais complexas e mais bem 'construídas', tanto em termos rítmicos, como melódicos, e especialmente a nível de letra.
E porque é que 357 dessas músicas são americanas? E porque é que 117 são inglesas?
Só os americanos e os ingleses fazem boa música?
E que pancada é essa com os Beatles? Não me levem a mal, adoro a música dos Beatles, mas não creio que 23 das suas canções sejam as melhores de sempre.
Como é que a 'Nothing Compares 2 U' da Sinead O'Connor é melhor que a 'Bohemian Rapsody' dos Queen?
E como é que o Eminem, com 'Lose Yourself' (166º), está acima da 'Paint It Black' (174) dos Rolling Stones? E acima de 'God Save the Queen' dos Sex Pistols, e de 'Losing My Religion' dos R.E.M.?
Mais difícil ainda de compreender é a 'Hey Ya' dos Outkast estar acima de 'Should I Stay Or Should I Go?' dos Clash e de 'Sexual Healing' do Marvin Gaye...e de 'Ziggy Stardust' de David Bowie.
'The End' dos Doors está em 328º, abaixo de 'Lose Yourself' do Eminem e da 'Hey Ya' dos Outkast. Quanto a isto é-me verdadeiramente difícil dizer alguma coisa decente, não-censurável.
Podia continuar aqui para sempre, tal é a minha incredulidade perante tamanhas escolhas, mas afinal de contas, é apenas a minha opinião pessoal.


Meu caro co-blogger, convido-te a comentares também esta lista.

Framboise

Etiquetas:

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Espera lá! Quem es tu para julgar os gostos musicas do universo?! so porque preferes umas a mais que outras nao faz delas as melhores do mundo. Ainda por cima tas a julgar uma lista das melhores revistas de musica do mundo. As 23 musicas do beatles na lista foram bem merecidas pois fizeram mais do que muitos musicos que tiveram uma musica naquela lista. E a musica da Sinead á frente dos Queen é razoavel. Ate hoje nao vi uma unica pessoa a representar musicas dos queen na televisao portuguesa. Enquanto que a musica da Sinead chegou mesmo a ser a musica vencedora de uma das ediçoes da Chuva de Estrelas. Não julgues esta lista pelos teus gostos musicais! Não sao os teus gostos que entram na lista!Mas sim os gostos mundiais!!

10:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Faltou a música: Everybodys Talkin com Nilson ou Fred Neil

9:20 da tarde  
Anonymous Xavier said...

HAHAHAHAHAHA

Adorei esta lista (ironia)

A november rain ou eu sou cego ou nem a vi..

System of a down nem uma sequer..

Gostava de saber porque é que a melhor banda do mundo que sao os metallica so tem a enter sandman na lista..e bem la no fim..

e para aquele anonimo que falou em gosto mundias visita um site chamado the top ten, e la ves os gostos mundiais..porque la podes votar..

1:55 da tarde  
Blogger Luciano Larrossa said...

Quando os 3 melhores cantores de sempre (Michael Jackson, Queen e Elvis Presley) estão no lugar que estão, esta lista não merece qualquer crédito!!

12:08 da manhã  
Blogger Unknown said...

fazer um top das melhores musicas e sempre algo arriscado, tendo em conta k nunca vais agradar a todos, e dificil, visto k a partir de uma certa altura e dificil coloca las numa ordem de uma melhor k a outra, pois estamos a falar de musicas com kualidade de topo e logo comeca a ser dificil preferir umas em detrimento de outras, eu akredito k em alguns casos foi kuase "ao calhas", k umas se sobreposeram a outras,
Conclusao para mim por exemplo, k numa lista em k se visa escolher as melhores musicas de sempre aparecam tipos como eminem, outkast e outros tantos, mas se calhar se n aprecesem outros cricariam por isso
Passem bem

4:48 da tarde  
Anonymous Marta said...

Olá :)
Li a lista e li a tua crítica e não poderia estar mais de acordo. Acho que estas listas são ridículas, mas já que insistem em fazê-las, ao menos que as façam com o minímo de qualidade. Achei um exagero os beatles terem tanto protagonismo e desde quando é que os The Doors se destacam pela Light my fire? É absurdo mesmo. Mas pronto, estas listas têm sempre este lado cómico. Cumprimentos :)

9:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas qual é o site que estão os 500 melhores musicas de sempre

obrigado

5:21 da tarde  
Anonymous Terik said...

São MESMO TONOS MAN.. ROLLING STONE RUUUUULAAAAAAAAAAAAAAAA....... E ROLLING STONES, TBM, MELHOR BANDE SEm COMPARaÇAOO.. OH BRotha LooL


NOOB

11:11 da tarde  
Anonymous Terik said...

Até mete medo, tanto tono junto.. FOGO.. Mesmo muito.. Coitadosss

11:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com o primeiro coment. Não podemos julgar a lista pelos nossos gostos, senão os metaleiros iam colocar uma lista de X bandas de metal, tal como os rastas colocariam diversos cantores de reggae... Temos de admitir que todas as músicas que estão ali mereceram o seu lugar, é verdade que há falhas, mas isso acontece sempre. Eu não se sou grande apreciador de Eminem (já que falaste nele), mas temos de admitir que na altura do 8 Mile toda a gente ouvia Lose Yourself, e a bem ou a mal ele é uma inspiração para muita gente... Claro que há sempre falhas de um lugar acima ou abaixo, ainda por cima os primeiros lugares é que devem ser complicados. Escolher uma música de toooodas as músicas não deve ser nada fácil, penso eu.

10:59 da tarde  
Blogger Caminheiro said...

a revista rolling stone é perita em música e estará sempre com mais conhecimentos musicais que qualquer outro. Os gostos musicais universais falam mais alto que uma pessoa apenas. Os Beatles são a maior e melhor banda de todos os tempos e merecem, com todo o mérito as suas musicas aqui listadas. O Yesterday chegou mesmo a ser considerada UNIVERSALMENTE!!! a melhor música do séc. XX

6:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nothing compares to you foi escrita pelo Prince e não pela sinead

7:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os Guns and Roses nem estão no top 100, nem digo nada ..

U2 só em 36. ?

1:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gostos n se discutem!
E se os Beatles tem 23 musicas na lista é pk sao mesmo bons, nao?
Eles foram as pessoas ke tiveram mais infuencia no sec.XX principalmente nos anos 60, é normal ke apareçam tantas musicas deles!

1:44 da manhã  
Blogger anderson said...

cade thirller,we are the champions,love of my life,november rain,iron man,patience,i want to break free nas 500 melhores

5:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

gostos músicais são discutiveis, a melhor maneira para classificar musicas seria agrupa-las por decadas e por estilos, eu sinceramente já consultei muitas listas de melhores musicas e não concordo com nenhuma delas

9:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home