domingo, junho 25, 2006

Verão

Ao ler um delicioso post aqui, fiquei a pensar nos maravilhosos Verões da infância. Os Verões que passava no Algarve, antes de começarmos a fazer viagens por todo o país ou para o sul de França.
Ficávamos sempre numa pequena aldeia, na casa do companheiro da minha avó. A casa era pequena. Tinha um retrato de uma menina num dos quartos. Não me lembro quem era essa menina. Tinha também uma TV que não me lembro se funcionava. Ao fim da tarde costumava ir passear com a minha irmã, nove anos mais velha. A seguir às refeições íamos sempre ao café, os adultos conversavam e bebiam o seu café enquanto eu comia o meu gelado. Quando havia jogos de futebol os homens da aldeia costumavam ficar a vê-lo na TV do café, entre cervejas e cigarros.
Naquela aldeia havia uma quinta, e uma vez a minha irmã e a rapariga dessa quinta pregaram-me um susto que nunca esquecerei. Tinham-me dito que ia ver porquinhos pequeninos, e eu toda contente a pensar nuns porquinhos estilo ilustração da Anita fui atrás delas, até um murozinho de madeira. Quando me içaram para ver o que estava atrás do muro, estava um porco enorme, monstruoso, maior do que eu imaginava ser possível. Gritei e elas riram-se.
A praia era a dois passos dali. Lembro-me de estar sempre a escavar na areia. E de um dia me perder dos meus pais e não entrar em pânico - dirigi-me a duas simpáticas raparigas deitadas numas toalhas ali perto.

Mas lembro-me de tudo isto como algo muito distante. Porque estas férias que descrevo foram anuais apenas até aos meus cinco ou seis anos. Não me lembro do nome da aldeia. Não me lembro do nome da praia a que costumávamos ir. Vou perguntar à minha mãe e procurar mais recordações em albuns de fotografias. Já nem me lembrava destes momentos da infância...o que despertou esta maré de recordações foi de facto o post do blog acima referido, e cujo ambiente descrito nada tem a ver.

Framboise

Edit: Já perguntei. A aldeia chamava-se Barão de São João e as praias eram a Praia de D.Ana e Meia Praia. Falta procurar as fotos!

3 Comments:

Blogger João said...

"Quando me içaram para ver o que estava atrás do muro(...) Gritei e elas riram-se."
Quando li esta pequena história não ri, mas sorri.

1:30 da manhã  
Blogger Rosmaninho said...

Essas praias fizeram parte de outros Verões da minha vida, os que vieram a seguir. Aliás, a Meia Praia ainda é a praia da minha vida.

11:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

7:17 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home