segunda-feira, setembro 19, 2005

Bairro Alto

Só aqui se misturam executivos engravatados do ministério do ambiente com mitras que passam droga pelos cantos. Só aqui se misturam artistas de dança e de música com artistas de tatoo art. Só aqui atravesso as ruas e vejo simpáticos velhotes que se cumprimentam e trajam tal qual as perdidas aldeias de interior e punks com o seu look agressivo.
Aqui misturam-se as casas de fado com os bares de góticos. Os restaurantes com os seus requintados pratos tipícos com os bares de gays.
Os gritos dos loucos confundem-se com as notas mais agudas das cantoras de ópera e formam uma perfeita melodia.
Há os prédios pombalinos em bom estado e aqueles que se vão desfazendo conforme os dias passam. Se as paredes desses prédios falassem talvez muitas coisas mudassem. Muitos namorados já estariam separados, devido a traições estúpidas de jovens garanhões com as grandes amigas da namorada. Rapazes aparentemente mimados e ricos que passam os dias pelos cafés...que são polícias, que repreendem a droga e a utilizam para consumo próprio e que sabem que têm toda a gente nas mãos. Senhoras aparentemente sensatas que escondem passados tenebrosos. Jovens mitras que adoram a confusão. Bailarinos sem futuro que se metem onde não devem e bailarinos com futuro que só querem chegar ao topo para se rir dos que não têm futuro, em forma de vingança. Jovens raparigas que têm partes de histórias do bairro nas mãos e no entanto nada fazem porque só querem ter uma boa estadia nos oito anos que ali estão.
Há os cafés frequentados pelos artistas com mendigos à porta. Os esconderijos que servem de abrigo aos bailarinos fumadores. Os cantores desconhecidos que sonham com as suas oportunidades. Os jovens que tocam diversos instrumentos. Lojas de Tatoo Art e Body Piercing, a um minuto de distância de lojas de estilistas conceituadas. Os homens que se juntam no café a ver o futebol e a beber cerveja, donas de casa solitárias e incompreendidas.Casas de Belas-Artes em ruas com nomes de flores, antigos conventos a cair aos bocados ou a serem reconstruídos. Doces em cafés que são a perdição de qualquer um, especialmente das bailarinas devido ao factor da proibição. Professores e alunos que se cruzam e trocam cumprimentos de circunstância. Noites calmas de ruas vazias, ruas frequentadas em noites demasiado cheias. Assaltos, piropos vindos dos andaimes e da poeira das obras, papagaios que assobiam sugestivamente a qualquer um que passe. Hospitais e Centros de Saúde sempre cheios. Horas perdidas a arranjar lugar para estacionar. Gente que vem de longe para aqui chegar.
Aqui começam e acabam muitos sonhos. Jovens que entram para os conservatórios a sonhar com o estrelato. Bailarinos e músicos que choram porque não são bons o suficiente, ou não se aplicaram o suficiente. Rapazes que acabaram o nono ano e desistiram da vida, derrotados pela miséria e pelo 'deixa andar', que passam horas à conversa nas ruas, a observar as miúdas que passam.
Bairro Alto, um bairro como tantos outros, mas tão especial, tão único, tão cheio de diversidade, tão cheio de amor e pontapés para dar.

Este texto tem copyright. Steal it and I'll eat your balls!!!!!

4 Comments:

Blogger João said...

hmmm esqueceste-te dos rapazes que so aí foram no "desportivismo" e que adoraram o tempo que la tiveram ;)
Fora ISSO, quem por lá passa percebe do que falas, e compreende a beleza do sitio, e a beleza das tuas palavras.
kiss kiss *

11:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o bairro alto nc fez parte da minha rotina diária, mas n me importava nd se fizesse! tu deves ser mais uma das sortudas k só me faz inveja lol
por agr tenho de me contentar com a betolandia...
bjs!

7:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu nunca andei mt pelo bairro alto,apenas vou la as casas que vendem os artigos para as artes, a preços....prrrr, mas isso tb n interessa :)

O que sei mais do bairro é que tda a gente sabe normalmente: nos noticiarios, da droga, assaltos e etc, e dos colegas dos bares e bubadeiras...

vida...lol

continua *************

11:47 da tarde  
Blogger Goldmundo said...

:)

8:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home