segunda-feira, outubro 03, 2005

A ciencia tem coisas destas

Para todos os cepticos, está aqui um exemplo da presença da matemática em tudo, até na psicologia.
Esta ensinou-me o meu pai, e acho que vale a pena divulgar:
Como todos os minimamente instruidos sabem, ou deviam saber, na matemática (em operações de multiplicação ou divisão) "+" com "-" dá "-", "-" com "+" dá "-", "+" com "+" dá "+", e "-" com "-" da "+", e agora a fabulástica aplicação disto aos humanos, pois bem, tomem como por exemplo os actos de uma criança e a respectiva acção dos pais. Se uma criança faz uma boa acção, e o pai a recompensa, o resultavo é positivo, ela vai querer continuar a praticar essa acçao. Se fizer uma má acção, e o pai a castigar, o resultado é também positivo, ela aprende que não o pode fazer. Já se fizer uma boa acção e o pai a castigar, o resultado é negativo, ela vai pensar que estava a fazer mal, e se fizer uma má acção e o pai mesmo assim a recompensar, o resultado é também negativo, ela continuará a faze-la.

Espantados? eu também fiquei.

João

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é tipo a teoria da batata :D
mas um bom ex. pra os novos papas e mamas k andam com filhotes ao colo :p

ta interessante :)

bj ****************

12:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

lol por acaso é bem interessante! um dia k o meu stor de psicologia esteja bem disposto, eu digo-lhe essa :P
bjs

12:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home